Com certeza. As palavras são cortadas pela metade. Aliás, sou contra criança ficar com celular, pois atrapalha no desenvolvimento. Causa problema de visão, entorta a coluna, dá LER ( lesão por esforço repetitivo), vicia.
Falou tudo amiguinha. Além de não desenvolver a socialização física, deixando elas mais tímidas ou até com DAC (déficit de atenção compartilhada) vinda dos próprios pais.
Tenho notado uma queda no uso de abreviações. Pelo menos as pessoas com quem converso e as comunidades que frequento não estão abreviando as palavras.
Mas é fato que essa mania de abreviar e escrever muito informalmente é prejudicial, independente de ser criança, adolescente ou adulto. Como se passa um tempo considerável nesses ambientes virtuais, a tendência é de adotar o mesmo estilo de escrita em redações e trabalhos acadêmicos, coisa que uma professora do ensino médio me contou de uma redação com "tmb".
Na geração passada, as crianças e adolescentes eram incentivados a ler. Chegava-se da escola, fazia-se os deveres de casa, e o tempo restante era (muito bem) aproveitado para ler. Em função disso, eram menos recorrentes erros de ortografia e falhas na linguagem escrita.
A internet veio para facilitar as nossas vidas, mas está criando uma geração de analfabetos funcionais. Sem generalizar, claro.
se você ensinar q ao escrever sobre certos assuntos ou ocasiões eles devem escrever sem abreviações. mas nas redes sócias já e outra coisa pois alguns apenas querem poupar tempo nas escritas
Sem dúvida alguma Eu acho odiosa a ideia de querer inventar um dialeto é por cima torná-lo linguagem oficial, inclusive para preenchimento proposta de trabalho e formulários diversos. É o completo emburrecimento da nação e principalmente os jovens, acham que isso "é o maior barato". Escreve bem quem lê bastante. Fala bem quem escreve bem. Internet é mídias sociais (mesmo a rede de intrigas do Zuckerberg) podem ser ótimas ferramentas se bem exploradas e aproveitadas.
Eu acho que não só o aprendizado das crianças, como dos adultos. o que eu vejo de adultos com esse vício e com alguns erros bem grotescos. Não que eu seja o professor Pasquale rs mas temos que nos policiar. eu tinha muito esse vício e desde 2005 eu resolvi parar e hoje não consigo abreviar.
desde que para as crianças o uso desses meios tecnologicos não sejam priorizados mts das vezes pelos pais (para poder fazer os filhos sussegarem, deixarem eles em silêncio, agradar a eles.) creoo q não chegara a prejudicar uma vez sendo insinados a forma correta de se usar.
mais infelismente uma vez utilizada sem monitoramento dos pais ou correções na escrita abreviada, tornará-se um atraso no aprendizado.
Acredito que sim, porque gera um vício de escrita errada. O certo é alertar a criança dá necessidade de uma escrita correta. Hoje em dia a escrita e o vocabulário são pontos determinantes no mercado.
Não, pois tenho a sobrinhos que sempre usaram o WhatsApp e Facebook escrevendo com palavras abreviadas mas na hora de escrever certo, escreviam super corretamente.
acredito que crianças podem acessar esse tipo de escrita, mas com auxílio, para que saibam qual é a forma correta de escrever. pois em algum momento essas crianças vão ter acesso a redes sociais, e assim, ter acesso a essas abreviações. é claro que vai de cada família, pode haver quem prefira que os filhos tenham redes sociais desde cedo para ter uma interação social .
não, o internetês (língua da internet) possui sua aplicação dentro de um meio digital, assim como a linguagem formal possui seu momento e local, a pluralidade de formas de expressões não enfraquecem a linguagem.
acho que não, afinal aprendemos com a fala e tal, a escrita vem logo depois. na verdade as gírias que se acompanham juntamente das redes sociais são um adicional para as crianças no meio social, ao menos eu penso desta forma.
Acho que sim, pois algumas delas se acostumam tanto com as abreviações que acabam escrevendo as abreviações na escola por exemplo, que podem ser considerados erros ortográficos
O excesso no uso de celulares/internet/redes sociais prejudica todo mundo e não somente as crianças. Na minha opinião celular e redes sociais nem são coisas de criança! Facebook sempre foi proibido pra elas, mas ninguém obedece às regras.... Porém, abreviações são o de menos. O problema mesmo é que as pessoas estão escrevendo MUITO errado! Em todos os grupos que eu participo vejo erros de português horríveis, inaceitáveis.
sim .no tempo antigo quando teve tv não podia as crianças assistir de perto da tv imagina um celular ou um computador um tablete então atrapalha a visão das crianças e vicia também é atrapalha nos estudos também
Acredito que as crianças caem sim em um vício de erros e abreviações e os adultos acabam adquirindo um vício em escrever palavras com erros ortográficos, e quando for necessario escrever um texto formal isso pode atrapalhar ou confudir sobre a forma correta que cada palavra deve ser escrita. A leitura de textos informais nessas redes sociais também coloca em duvida a forma correta de escrita e estrutura de um texto ou frase.
totalmente, mas isso já vem acontecendo de muito tempo atrás. ja se abreviava no texto sms, os famosos torpedos, aí sim tinha limite de caracteres e tudo era abreviado
Num tempo não tão distante as crianças brincavam nas ruas, tinham mas interação com as pessoas e mas facilidade no aprendizado!
hoje com o avanço da tecnologia praticamente 80% das crianças só pensam em jogos, e outros aplicativos envolvendo a internet ... além de prejudicar a visão, também é muito prejudicial a fala e escrita...
E para ingressar em faculdades ou até mesmo fazer concursos, provas escolares é cobrado a elaboração de redação e interpretação ...
Aí meu ver, depende. Os pais e principalmente os professores de português precisam deixar claro para as crianças que o Whatsapp, Facebook e outros são redes de mensagens instantâneas e nestes meios, a linguagem não padrão é permitida, desde que haja entendimento na mensagem. Além disso, é preciso deixar claro que a linguagem usada na internet, quando não segue o padrão gramatical, não deve ser utilizada nas escritas em sala de aula.
No geral eu não acho que prejudica, a criança aprende primeiro a maneira certa na escola, se as disciplinas forem estudadas corretamente (não só com o apoio da escola mas com o apoio dos pais também), não prejudica em nada. Se a criança for mal na escola ela vai escrever errado independente das redes sociais.
Acho que depende. Pois se ela conseguir distinguir quando é necessário o uso de um discurso formal e informal não vejo problemas com o uso das abreviações.
ao meu ver nao, pois tudo que é falado ou escrito só precisa ser entendido pra se tornar viavel, tudo que se entende é linguagem e tudo que é linguagem constrói o pemsamento do ser humano.
sim além de prejudicar a aprendizagem, deixam as crianças mais preguiçosas p escrever, com um tablet na mão qual criança vai querer mexer com os cadernos?
Das crianças eu não sei. Mas da maioria dos adultos já está prejudicada, a maioria já não sabe nem escrever direito mais. 😅😅😅 Depois colocam a culpa no corretor ou dizem que queriam escrever abreviado. 🤣🤣🤣🤣🤣
Acho que sim, porém recomendo que diga para ela escrever as palavras que você diz até acertar. Faça isso de dez em quando. O vocabulário dela vai melhorar muito.
6 anos atrás
postou em Família
6 anos atrás
acredito que não , até pq Whatsapp e Facebook não são para crianças.6 anos atrás
ent kkkkk6 anos atrás
Com certeza.As palavras são cortadas pela metade.
Aliás, sou contra criança ficar com celular, pois atrapalha no desenvolvimento.
Causa problema de visão, entorta a coluna, dá LER ( lesão por esforço repetitivo), vicia.
6 anos atrás
Concordo com você.6 anos atrás
Falou tudo amiguinha. Além de não desenvolver a socialização física, deixando elas mais tímidas ou até com DAC (déficit de atenção compartilhada) vinda dos próprios pais.6 anos atrás
Tenho notado uma queda no uso de abreviações. Pelo menos as pessoas com quem converso e as comunidades que frequento não estão abreviando as palavras.Mas é fato que essa mania de abreviar e escrever muito informalmente é prejudicial, independente de ser criança, adolescente ou adulto. Como se passa um tempo considerável nesses ambientes virtuais, a tendência é de adotar o mesmo estilo de escrita em redações e trabalhos acadêmicos, coisa que uma professora do ensino médio me contou de uma redação com "tmb".
Na geração passada, as crianças e adolescentes eram incentivados a ler. Chegava-se da escola, fazia-se os deveres de casa, e o tempo restante era (muito bem) aproveitado para ler. Em função disso, eram menos recorrentes erros de ortografia e falhas na linguagem escrita.
A internet veio para facilitar as nossas vidas, mas está criando uma geração de analfabetos funcionais. Sem generalizar, claro.
6 anos atrás
Acho que crianças não deveriam usar6 anos atrás
Não só de crianças mas de adultos também.6 anos atrás
sim,pois a vezes que voce tem que escrever uma redaçao ou texto importante e acaba abreviando oq nao devia6 anos atrás
Talvez6 anos atrás
na minha opinião não afeta em nada.6 anos atrás
sim6 anos atrás
sim.! a tecnologia em geral se não for utilizada corretamente prejudica6 anos atrás
Muito, até mesmo de nós adultos6 anos atrás
se a pessoa souber usa nas horas certas não..e depende muito o que está mandando e pra quem está enviando a mensagem6 anos atrás
se você ensinar q ao escrever sobre certos assuntos ou ocasiões eles devem escrever sem abreviações.mas nas redes sócias já e outra coisa pois alguns apenas querem poupar tempo nas escritas
6 anos atrás
Siim6 anos atrás
Sim.6 anos atrás
sim6 anos atrás
E dos adultos tb rs6 anos atrás
Sem dúvida algumaEu acho odiosa a ideia de querer inventar um dialeto é por cima torná-lo linguagem oficial, inclusive para preenchimento proposta de trabalho e formulários diversos.
É o completo emburrecimento da nação e principalmente os jovens, acham que isso "é o maior barato".
Escreve bem quem lê bastante. Fala bem quem escreve bem.
Internet é mídias sociais (mesmo a rede de intrigas do Zuckerberg) podem ser ótimas ferramentas se bem exploradas e aproveitadas.
6 anos atrás
Sem sombra de dúvida.6 anos atrás
Sim6 anos atrás
Boa noiteQual é esse aplicativo watz?
6 anos atrás
Watz= Whatsapp6 anos atrás
prejudica adultos também né?!6 anos atrás
Eu acho que não só o aprendizado das crianças, como dos adultos.o que eu vejo de adultos com esse vício e com alguns erros bem grotescos.
Não que eu seja o professor Pasquale rs mas temos que nos policiar.
eu tinha muito esse vício e desde 2005 eu resolvi parar e hoje não consigo abreviar.
6 anos atrás
não6 anos atrás
sim principalmente os pré adolescentes.6 anos atrás
Prejudica sim porém acho que não é ideal crianças terem estas redes sociais pois acabam não aproveitando melhor a sua infância6 anos atrás
Sim,pois assim acabam escrevendo errado e não aprendem a escrita correta.6 anos atrás
Acredito que sim, porém crianças não deveriam usar né.6 anos atrás
sim6 anos atrás
depende. tem criança que sabe diferenciar o momento de abreviar e o momento de usar o padrão culto da língua6 anos atrás
Quem "acha" já está prejudicado!Isso É UM FATO!!
PREJUDICA E MUITO!!
6 anos atrás
desde que para as crianças o uso desses meios tecnologicos não sejam priorizados mts das vezes pelos pais (para poder fazer os filhos sussegarem, deixarem eles em silêncio, agradar a eles.) creoo q não chegara a prejudicar uma vez sendo insinados a forma correta de se usar.mais infelismente uma vez utilizada sem monitoramento dos pais ou correções na escrita abreviada, tornará-se um atraso no aprendizado.
6 anos atrás
acho que não6 anos atrás
na teoria não mas na prática sim6 anos atrás
kkkkkkkkO que seria, "na teoria, não"?
6 anos atrás
Eu acho q sim!6 anos atrás
nn6 anos atrás
acho que sim6 anos atrás
logico6 anos atrás
Um pouco :/6 anos atrás
Prejudica sim, estão cometendo mais erros6 anos atrás
Com toda certeza.6 anos atrás
sim, o abito de abreviar pode fazer com que uma pessoa esquese como se escreve sem abreviatura...6 anos atrás
não6 anos atrás
Acredito que sim, porque gera um vício de escrita errada. O certo é alertar a criança dá necessidade de uma escrita correta. Hoje em dia a escrita e o vocabulário são pontos determinantes no mercado.6 anos atrás
6 anos atrás
Com certeza ...na faculdade vejo exemplos de pessoas que nem sabem mais como se escreve determinadas palavras6 anos atrás
em relação a língua, eu acredito que não. porém pode tornar mais difícil o desenvolvimento de sua coordenação motora fina.6 anos atrás
é uma influência prejudicial sim, mas não um fator decisivo.6 anos atrás
no início minha filha usava celular tive que deixar ele sem porque atrasa muito na escola6 anos atrás
Sim6 anos atrás
Bom,na minha opinião não prejudica.6 anos atrás
sim6 anos atrás
Não, pois tenho a sobrinhos que sempre usaram o WhatsApp e Facebook escrevendo com palavras abreviadas mas na hora de escrever certo, escreviam super corretamente.6 anos atrás
acredito que crianças podem acessar esse tipo de escrita, mas com auxílio, para que saibam qual é a forma correta de escrever. pois em algum momento essas crianças vão ter acesso a redes sociais, e assim, ter acesso a essas abreviações. é claro que vai de cada família, pode haver quem prefira que os filhos tenham redes sociais desde cedo para ter uma interação social .6 anos atrás
não, o internetês (língua da internet) possui sua aplicação dentro de um meio digital, assim como a linguagem formal possui seu momento e local, a pluralidade de formas de expressões não enfraquecem a linguagem.6 anos atrás
acho que crianças não deveriam mecher6 anos atrás
Eu msm aprecio desde o msn6 anos atrás
Não,porque a ensinam a escrever6 anos atrás
sem duvidas6 anos atrás
eu acho que não6 anos atrás
acho que não, afinal aprendemos com a fala e tal, a escrita vem logo depois. na verdade as gírias que se acompanham juntamente das redes sociais são um adicional para as crianças no meio social, ao menos eu penso desta forma.6 anos atrás
Acho que sim, pois algumas delas se acostumam tanto com as abreviações que acabam escrevendo as abreviações na escola por exemplo, que podem ser considerados erros ortográficos6 anos atrás
Sim6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
sim6 anos atrás
concordo plenamente!6 anos atrás
Sim ou com certeza, uma das duas.6 anos atrás
O excesso no uso de celulares/internet/redes sociais prejudica todo mundo e não somente as crianças. Na minha opinião celular e redes sociais nem são coisas de criança! Facebook sempre foi proibido pra elas, mas ninguém obedece às regras.... Porém, abreviações são o de menos. O problema mesmo é que as pessoas estão escrevendo MUITO errado! Em todos os grupos que eu participo vejo erros de português horríveis, inaceitáveis.6 anos atrás
sim6 anos atrás
infelizmente a culpa n é total da tecnologia , a qualidade de ensino está cada vez menor juntamente com o interesse dos alunos. É uma triste realidade6 anos atrás
.6 anos atrás
sim.6 anos atrás
eu acho que sim prejudica muito6 anos atrás
sim muito6 anos atrás
Eu creio que sim, mais como e no meio eletrônico não vejo problema é na hora da comunicação verbal!!6 anos atrás
siiim6 anos atrás
ñ6 anos atrás
Eu não só acho como tenho certeza!6 anos atrás
né!6 anos atrás
sim .no tempo antigo quando teve tv não podia as crianças assistir de perto da tv imagina um celular ou um computador um tablete então atrapalha a visão das crianças e vicia também é atrapalha nos estudos também6 anos atrás
o cérebro tem q ser estimulado6 anos atrás
Acabou de abreviar a palavra WhatsApp, e abreviou errado.6 anos atrás
sim e não, pq a pessoa n vai ter prática da escrita correta, com tudo se ela saber escrever corretamente, n vejo problema com isso6 anos atrás
com toda certeza.6 anos atrás
Depende muito dos pais e da escola na minha opinião, se a criança ja n tem um bom aprendizado, essas manias vão piorar muito sim6 anos atrás
não6 anos atrás
É Claro que Não!6 anos atrás
Concordo plenamente6 anos atrás
Acredito que as crianças caem sim em um vício de erros e abreviações e os adultos acabam adquirindo um vício em escrever palavras com erros ortográficos, e quando for necessario escrever um texto formal isso pode atrapalhar ou confudir sobre a forma correta que cada palavra deve ser escrita. A leitura de textos informais nessas redes sociais também coloca em duvida a forma correta de escrita e estrutura de um texto ou frase.6 anos atrás
totalmente, mas isso já vem acontecendo de muito tempo atrás. ja se abreviava no texto sms, os famosos torpedos, aí sim tinha limite de caracteres e tudo era abreviado6 anos atrás
muito,...Num tempo não tão distante as crianças brincavam nas ruas, tinham mas interação com as pessoas e mas facilidade no aprendizado!
hoje com o avanço da tecnologia praticamente 80% das crianças só pensam em jogos, e outros aplicativos envolvendo a internet ... além de prejudicar a visão, também é muito prejudicial a fala e escrita...
E para ingressar em faculdades ou até mesmo fazer concursos, provas escolares é cobrado a elaboração de redação e interpretação ...
6 anos atrás
Aí meu ver, depende. Os pais e principalmente os professores de português precisam deixar claro para as crianças que o Whatsapp, Facebook e outros são redes de mensagens instantâneas e nestes meios, a linguagem não padrão é permitida, desde que haja entendimento na mensagem. Além disso, é preciso deixar claro que a linguagem usada na internet, quando não segue o padrão gramatical, não deve ser utilizada nas escritas em sala de aula.6 anos atrás
sem dúvida6 anos atrás
Com certeza e primeiro que criança não deve ter nada disso ! pq logo quando entra no face tem uma idade mínima6 anos atrás
No geral eu não acho que prejudica, a criança aprende primeiro a maneira certa na escola, se as disciplinas forem estudadas corretamente (não só com o apoio da escola mas com o apoio dos pais também), não prejudica em nada. Se a criança for mal na escola ela vai escrever errado independente das redes sociais.6 anos atrás
Sim...6 anos atrás
em minha opinião pode prejudicar na escrita6 anos atrás
É importante sempre incentivar o hábito de escrita e leitura nas crianças6 anos atrás
acho que um dia as pessoas podem desaprender a função motora de escrever6 anos atrás
wow6 anos atrás
com certeza6 anos atrás
Sim6 anos atrás
Sim. Crianças não devem usar6 anos atrás
sim6 anos atrás
Com certeza😩😩6 anos atrás
.6 anos atrás
na minha opinião elas não prejudicão, é sempre preciso corrigir6 anos atrás
Acho que sim6 anos atrás
Acho que depende. Pois se ela conseguir distinguir quando é necessário o uso de um discurso formal e informal não vejo problemas com o uso das abreviações.6 anos atrás
Se não tiver um acompanhamento, sim prejudica e muito!6 anos atrás
concertza atrapalha , pq usando palavras com abreviações dificultam no aprendizado6 anos atrás
não6 anos atrás
Acho que prejudica sim6 anos atrás
Eu acho que sim6 anos atrás
sim6 anos atrás
não6 anos atrás
depende da idade em que a criança utiliza esses sites6 anos atrás
eu já tô escrevo errado, imagina uma criança.6 anos atrás
com certeza...6 anos atrás
sim, pois ao longo de muito tempo que a criança passa digitando as palavras pela metade, ela tem tendência a escrever essas palavras errado também6 anos atrás
Sim, prejudica muito.6 anos atrás
As vezes sim,6 anos atrás
Sim, pior é que elas nem vírgula usam.6 anos atrás
acredito que não6 anos atrás
demais... temos que redobrar a atenção6 anos atrás
sim6 anos atrás
provavelmente6 anos atrás
bastante.6 anos atrás
pode sim ser prejudicial, até para nós adultos, pois vícios de linguagem e escrita pode interferir no dia-a-dia.6 anos atrás
ao meu ver nao, pois tudo que é falado ou escrito só precisa ser entendido pra se tornar viavel, tudo que se entende é linguagem e tudo que é linguagem constrói o pemsamento do ser humano.6 anos atrás
ss, cm cstz kkkkkk,6 anos atrás
Sim e muito6 anos atrás
Não6 anos atrás
sim6 anos atrás
Sim6 anos atrás
sim pois irao se acostumar a escrever assim6 anos atrás
acredito que sim, já que ainda estão informação, e mesmo que não sejam pra crianças vemos muitas usando6 anos atrás
nao6 anos atrás
sim pois por assimilar tanto as abreviaçôes elas perdem a foto memória das palavras completas.6 anos atrás
não6 anos atrás
concerteza6 anos atrás
não só de crianças mais de adultos também perdem o interesse em escrever aí nem uma redação sabe fazer6 anos atrás
sim,Até na hora de fazer enem, teve uma pesquisa que relataram que teve pessoas que fizeram suas redações com abreviações.6 anos atrás
Não, pq pra início de conversa só podem usar a partir dos 13 que já deveriam ter noção básica da escrita e saber separar o online e o "real"6 anos atrás
Mas whatz e face nao sao para criançad6 anos atrás
Concerteza que prejudica sim6 anos atrás
Escrever corretamente não é virtude alguma, virtude é produzir valor pra sociedade.6 anos atrás
nao6 anos atrás
não,!6 anos atrás
De forma alguma6 anos atrás
muito!6 anos atrás
sim6 anos atrás
Com certeza que sim.6 anos atrás
sim além de prejudicar a aprendizagem, deixam as crianças mais preguiçosas p escrever, com um tablet na mão qual criança vai querer mexer com os cadernos?6 anos atrás
Com toda certeza!6 anos atrás
sim6 anos atrás
Das crianças eu não sei.Mas da maioria dos adultos já está prejudicada, a maioria já não sabe nem escrever direito mais. 😅😅😅
Depois colocam a culpa no corretor ou dizem que queriam escrever abreviado. 🤣🤣🤣🤣🤣
6 anos atrás
acho que as criansas nao devem usar6 anos atrás
com certeza6 anos atrás
Muito6 anos atrás
acho que não6 anos atrás
👍6 anos atrás
sim! se escreve mal ,os livros estão ficando raros nas mãos dos jovens...6 anos atrás
nunca me prejudicou, mas porque eu sempre tive em mente que uma coisa é rede social outra é uma redação, então tem que ensinar isso as crianças.6 anos atrás
eu acho que não!6 anos atrás
não6 anos atrás
Não, pois redes sociais não foram feitas para crianças4 anos atrás
creio que não,nada a ver isso5 anos atrás
Acho que sim, porém recomendo que diga para ela escrever as palavras que você diz até acertar. Faça isso de dez em quando. O vocabulário dela vai melhorar muito.